sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Aniversário da Uptown Band


Acabamos de receber este email de Giovani Papaleo, e é um prazer dividí-lo com todos os fãs do Blues em Recife:

"Há doze anos iniciamos um trabalho de difundir o Blues tradicional no Nordeste.
Até 1997,o único show de Blues tradicional que tinha chegado á Recife,foi um show do Blues Etílicos,realizado no final da década de oitenta.

Nosso primeiro show foi em setembro de 1997,no Downtown Pub: a primeira casa que abriu uma programação semanal para o genero aqui em Recife

Na realidade o Blues é considerado o pai da musica pop mundial e está sempre presente(diretamente,e indiretamente) nos mais diversos trabalhos musicais de artistas mundo á fora(Barão Vermelho, Rolling Stones,Led Zepellin,Pink Floyd,James Brown, Beatles,etc)
Apesar disso,naquela época não havia uma cena de "Blues" na nossa cidade,pois este ainda era muito confundido com seu "filho":o Rock .

Era comum ver artistas recifenses de diversos estilos ,na decada de oitenta,incluir no seu repertório,um "Blues" de Cazuza(ou músicas autorais com essa influencia) ,ou uma balada Blues de Eric Clapton,mas ainda não existia aqui um trabalho fiel ao Blues tradicional,com uma programação consistente de shows e intercambios com grandes nomes do genero,em nível nacional e internacional.

Acredito que nossa maior conquista,foi conseguir incluir Recife e posteriormente o nordeste(através do Oi Blues),no seleto circuito de shows de Blues de nível internacional que anteriormente só aconteciam no sul e sudeste.

O interessante é que nosso trabalho nunca foi purista,pois apesar de termos a preocupação de aprender o Blues tradicional,nunca deixamos de tentar fazer fusões(cito como exemplo nosso Cd ,do Mississipi ao Capibaribe) do Blues com a música nordestina que renderam memoráveis jam sessions com artistas tão diversos como "Andreas Kisser e Josildo Sá" Zé Brown e Big Chico"" Mestre Salustiano e UpTown," Tico Santa Cruz e o sanfoneiro Felipe França" etc.

A UpTown Band tem também o mérito de ser a banda anfitriã(senvindo de banda de acompanhamento para diversos artistas convidados) de Projetos como o Oi Blues by Night, Jazz Porto e Garanhuns Jazz.

Hoje em dia em dia ,nosso trabalho é reconhecido em todo o Brasil , pelo pionerismo de difundir o Blues no nordeste e por ser possivelmente a única banda de Blues Brasileira á ter tocado com todos os grandes nomes do Blues nacional .

Alem disso ,também fizemos parcerias com grandes nomes do Blues do exterior , artistas do rock e pop rock e da nossa cultura popular.A saber:

Carlos Malta(Hermeto Pascoal), Andre Matos(Angra),Marcelo Martins(Ivan Lins e Djavan)Marcos Ottaviano (Blues Jeans);Andreas Kisser(Sepultura),Rodrigo Santos(Barão), Victor Biglione; Danny Vincent; Celso Blues Boy; Donny Nichillo(Santana e Buddy Guy) ; Cezar Michilles,Greg Wilson; Richard Chalk; Phil Guy; Fernando Noronha; Vasco Faé ;Frank Solari ; Zé Brown,Pácua, Bruce Ewan; Ivo Pessoa ; Peter Madcat; Derico,George Israel(Kid Abelha) ; Nasi(ira!); J.J. Jackson; Claudio Zolli; Deacon Jones(John Lee Hooker, Freddie King); Solon Fishbone; Lancaster, Flavio Naves, Big Gilson, Big Joe Manfra; Kenny Brown; Flávio Guimarães ;Eddie C. Campbell; André Chistovam; Jefferson Gonçalves; Nuno Mindelis; Leo Gandelman; Taryn Szpilman; Claudio infante; Andrew Potter; Mestre Salustiano,Clara Ghimel; Maurício Saad; Ivan Mariz; Lappan; Ricardo Werther ; David Costa, Diego Figueiredo,Marcio Montarroyos,Àlamo Leal,Big Chico,Mister Jack,Renato Barros,Ted Mcneely,Robson Fernandes,James Wheeler,Tico Santa Cruz e Renato Rocha(Detonautas),Izzy Gordon,Magic Slim,Val Tomato ,Willie "Big Eyes" Smith,Robertinho Silva.,Josildo Sá,Bluestamontes,Dodge Band, etc

Podemos citar que também difundimos o Blues na sociedade pernambucana,nos seus mais diversos setores,pois da mesma maneira que tivemos a honra de participar por vários anos da Festa de lançamento do Livro Sociedade Pernambucana,de nosso amigo João Alberto,também levamos o Blues para shows abertos para grandes multidões como por exemplo nossas apresentações no Festival de Inverno de Garanhuns na praça guadalajara .

Acredito que temos um bom motivo para comemorarmos nosso aniversário de doze anos de muito Blues na festa do OI Blues by Night do dia 16/09 quando estaremos recebendo,entre outros convidados o Mestre John Primer,direto de Chicago.

Antes disso,teremos um workhop com Mr Primer na Livraria cultura,no dia 15/09,ás 19h.
Finalizando,gostaria de agradecer o apoio de toda imprensa e espero poder contar com a presença de todos na nossa Festa!

Um Blues Abraço,

Giovanni Papaleo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário