sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Discoteca do Blues por Guto Santana


Na seção Discoteca do Blues, o Recife Blues anda perguntando aos músicos de Blues  de Recife "Que álbum de Blues você indica pra a gente dar uma ouvida?"

Quem responde desta vez é o gaitista e vocalista paraibano radicado em Recife Guto Santana, que atualmente se dedica ao projeto autoral Código Babel e a ensinar gaita em workshops e cursos na cidade.

Guto Santana, através do projeto Oi Blues By Night em João Pessoa, pode dividr palco com os gaitistas Peter Madcat Ruth, Benevides Jr (Mr Jack) e os guitarristas Nuno Mindelis e Fernando Noronha. Seu projeto Abluesado abriu o show de Andreas Kisser e Vasco Faé. Já em Recife, tocou com quase todos os nomes atuantes na cena local, como Uptown Band, El Mocambo, Bluestamontes, Beto Kaiser, além do guitarrista americano Kenny Brown.

  (contato para curso de gaita: 81 3088.5419/8619.3676 ou e-mail: gutosantana@gmail.com )

Recife Blues: E aí, Guto, o que você indica pra a gente ouvir, cara?

Guto Santana: A minha dica é um CD do camarada que revolucionou a forma de se usar a gaita. “Blues With a Feelin' [Double CD] – Chess” é uma coletânea que inclui faixas fundamentais de Little Walter como o super hit “Juke”. Esta música conseguiu a proeza de ficar por 8 semanas consecutivas em primeiro lugar na parada da Billboard, feito até hoje não superado por outro instrumental tocado por uma gaita.

Walter nesse trabalho inovou por eletrificar a gaita, ligando-a através de microfones em amplificadores valvulados. A idéia era provavelmente além de pesquisar novas sonoridades ganhar também mais volume para tocar junto com as bandas. Como resultado, um som totalmente novo, com timbre distorcido e mais “nervoso”e efeitos até então inéditos para a gaita. Ainda segundo o pesquisador Madison Deniro ele foi o primeiro músico a utilizar, propositadamente, uma distorção eletrônica (antes mesmo da guitarra). O CD ainda tem o slow blues título “Blues With A Feelling” e outro famoso hit: “My Babe”.

Blues With A Feelin -Chess Collectibles Vol.3 (1995) São 40 faixas remasterizadas dos originais da Chess Records, consistindo em coleção essencial e resumida do trabalho de Little Walter. Você pode ouvir alguns previews deste álbum na Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário