sábado, 20 de fevereiro de 2010

Série - Observatório do Blues - Capítulo 6



Nesta série Observatório do Blues, vamos expôr alguns dos maiores nomes do Blues e algumas curiosidades e expressões da cultura que envolve este estilo musical, em pinceladas rápidas e não necessariamente cronológicas.

Para ver os outros da série e ir acompanhando, basta clicar na tag (marcador) Observatório do Blues, ao final deste post.

Sue Foley


Ver mulheres que se destaquem no Blues empunhando uma guitarra é algo pouco comum na cena tradicional, mas esta canadense de 37 abos de idade que já sobe aos palcos desde os 16, é um honroso exemplo de que um toque feminino pode mesmo fazer bem ao Blues.

Sua forma de tocar guitarra, com pegada Texas, transcende a questão masculina do ver quem toca melhor, e simplesmente conquista seus fãs com boas sacadas de riffs que têm sempre um pezinho na tradição, e uma visão de absoluta modernidade.

Lançou 11 CDs com material próprio dos melhores, a maioria pela lendária Antone's Records (Texas), e ganhou prêmio Juno (o Grammy Canadense)  de melhor disco de Blues com Love Comin Down.

Já tocou dividindo palco ou abrindo com gente como B.B. King, Buddy Guy, George Thorogood, Tom Petty, Joe Cocker, Rufus Thomas, Bill Doggett, Pinetop Perkins, Joe Ely, Chuck Rainey and Lucinda Williams, e já esteve no Brasil tocando no Nescafé & Blues em São Paulo (1995).

Além de excelente guitarrista, Sue Foley é uma vocalista fantástica, com um estilo que lembra muito Billie Holiday, aumentando ainda mais a sensação de que em suas músicas existe uma boa mistura de tradição e modernidade.

Sue Foley também é grande incentivadora da cena de mulheres que tocam guitarra, e abriu uma empresa que se dedicará a lançamento de livros e CDs que falem de gente como Bonnie Raitt, Nancy Wilson, Rory Block and Sharon Isbin que lhe serviram de inspiração.

Para ouvir Sue Foley e saber mais de seus CDs, videos e biografia, acesse http://www.suefoley.com/. Para saber mais sobre mulheres guitarristas, acesse seu site http://www.guitarwoman.com

Abaixo, Sue Foley no Nescafé Blues (1995)

Nenhum comentário:

Postar um comentário