quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Filmes - Bluesland



 Quando se trata de história, nem sempre os canais oficiais são os mais confiáveis. E falando de música popular, como é o caso do Blues, mesmo o mais apaixonado cineasta pode dar umas bolas fora, tentando moldar a história à sua própria visão.

Isto é exatamente o que parece NÃO acontecer no documentário Bluesland, A Portrait In American Music, de 1993, por Ken Mandel.

O maior barato deste filme é o fato de não tentar contar nada. Apenas deixa que pessoas que viveram a história contem seus pontos de vista, e nos permite colher visões valiosas.

O filme não trata apenas do Blues, mas de como o Blues se transformou em outros estilos musicais que são a base da cultura ocidental atual, quer gostemos ou não, devido ao colonialismo cultural americano.

Tem boas partes de Bluesland no Youtube.

Participações de gente como Count Basie, Chuck Berry, Son House, Louis Jordan, Leadbelly, Charley Patton,  Jimmy Rushing, Bessie Smith, T-Bone Walker, Muddy Waters.

Por questões óbvias ligadas a direitos autorais, não postarei nenhum link de download neste caso, mas tenho certeza de que você sabe o que fazer para conseguir.

*Apenas a agenda referente ao Roteiro Blues é de responsabilidade direta do Recife Blues. Todas as outras informações são de responsabilidade das bandas e casas envolvidas.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo site!
    E para você um parabéns especial... Com muita saúde, paz e sucesso.
    Apolo.’.

    ResponderExcluir