quarta-feira, 31 de agosto de 2016

9 Bandas de Blues em Recife que Você Precisa Conhecer


Em OUTUBRO deste ano, o ROTEIRO BLUES vai voltar a agitar a cidade com um circuito de mais de 20 shows de Blues intercalados nos bares mais legais de Recife.

Roteiro Blues é um EVENTO anual, e eu, sendo tu, ia logo tentar saber tudo sobre isto, visitando também este outro post nesse link http://goo.gl/2dCbon .

Referências externas do Roteiro Blues:

Blog do colunista João Alberto em http://goo.gl/v8vBmQ 
Blog Social 1 http://goo.gl/CeZAA1
Destaque no JC Online http://goo.gl/F4eBKZ
No Portal IG - Leia Já http://ig.com.br/

Este é um bom momento para dar uma checada no som de algumas das melhores bandas do gênero em Recife. Então, bora instigar e seguir esta galera pelo Roteiro. Nem todos desta lista estão no Roteiro de Outubro deste ano, mas não é difícil encontrar show deles, nas agendas dos bares.

Todos nesta lista costumam atuar com frequência nos bares da cidade. Existem muitas outras excelentes bandas em Recife, mas neste artigo focamos nas mais ativas no circuitinho atual. Vale a pena ficar atento e disponível para conhecer novos artistas do gênero sempre, pois o Blues é um estilo bastante dinâmico, e novos músicos apaixonados surgem ano a ano!

Links úteis:

Tudo sobre o Roteiro Blues http://goo.gl/2dCbon
Agenda completa http://goo.gl/lEPsEN
Os bares participantes http://goo.gl/Y2pVOl
Adquira seu Passaporte por R$35 até 09/SET, no link http://even.tc/rb

1. RODRIGO MORCEGO TRIO


A mesma banda que em idos de 2006 se chamou El Mocambo atualmente se une em função do trabalho solo de seu guitarrista Rodrigo Morcego, contando, portanto, com os músicos Jô Pinto na bateria e Gilson Biu no baixo, que podem se intercalar com outros músicos em algumas apresentações.

Rodrigo Morcego e sua banda são referência de Blues nos bares da região, não apenas pela sua musicalidade, mas pelo repertório vasto e grande conhecimento de causa, além de suas excelentes composições próprias que já viraram um CDzinho bem legal chamado Café Preto, Jornal Velho.

A pegada da galera é na linha do Blues-Rock, e o que não falta em seus shows é feeling blueseiro e boas vibes de seus seguidores fieis.

Aos Domingos, a banda muda de nome no Restaurante Canela, pois sempre recebem um quarto integrante surpresa, se transformando na 4Blues.

No dia 7 de Outubro, Sexta, Rodrigo Morcego Trio apresenta um Tributo aos 3 Reis do Blues no Burburinho Bar. Saiba mais confirmando presença no evento do Facebook.




2. HANDMADE BLUES



Encabeçada pelo "homem-banda" Marcelo Demo (ex- Bluestamontes Blues Band e Dodge Band), a Handmade é uma banda flexível e mutante, que chega em alguns momentos a fazer "mitose", e se apresentar em dois lugares ao mesmo tempo, contando apenas com seus integrantes originais.

Normalmente, a banda é um trio acústico de dois violões e um cajón, além de instrumentos exóticos, tais como uma jawharp, contando com Kco Correia na gaita e violão e Tato Menezes no cajón.

Em outros momentos, pode surgir com o baixo de Deco e a bateria de Ângelo Menezes.

O repertório bem escolhido, a qualidade dos músicos, e o talento da banda para o stand-up comedy, são alguns dos atrativos em seus shows.

Uma das mais atuantes na cidade, pode ser vista praticamente sempre que lhe der vontade, em algum bar bacana da cidade.

3. UPTOWN BAND



Liderada pelo mestre Giovanni Papaleo, baterista e um dos produtores responsáveis pelo crescimento da cena de Blues na cidade, a Uptown é uma das pioneiras do gênero em Recife, e por ela já passou grande parte dos músicos de Blues que hoje atuam na região.

Atualmente, contando com os vocais de Adriana, esposa de Giovanni, e a guitarra de Tomaz Lera, a banda tem uma formação bastante flexível a cada temporada, pela qual se revezam os bons músicos que já fizeram parte de outras formações, incluindo por vezes o maestro Edson Rodrigues comandando os metais, ou o tecladista "Prodígio", sendo sempre um show de grande qualidade pra quem se chegar em suas apresentações.

Também, é a banda que acompanha os grandes músicos de Blues internacional que se apresentam na cidade, em festivais tais com Oi Blues By Night e Gravatá Jazz.

A banda tem CD instrumental gravado, e atualmente tem se apresentado bastante com seu show de Beatles em formato Blues.

A pegada do som da moçada vai pela vertente do Chicago Blues.

4. MOTORCICLANO BLUES BAND




Liderada por Rico Bluestamontes (ex-Bluestamontes Blues Band e responsável pelos projetos Recife Blues), a banda tem como diferencial a pegada de Blues clássico, e uma metaleira afiada, que dá aquele molho necessário a um repertório que se baseia em clássicos do BB King, Freddie King e da fase blueseira do Fleetwood Mac.

No naipe de metais, estão Anderson Galindo no sax e Mário Menezes no trombone, e ao contrário do que geralmente se vê no cenário do Blues, eles fazem realmente parte da banda, não são músicos contratados, e por isto estão em todos os shows da Motorciclano, mesmo quando em bares bem pequenos. Na bateria, Hugo Gusmão, e no baixo Flávio Pontes, mas a banda costuma fazer um rodízio com os integrantes que já passaram por ela, sempre que necessário para cumprir sua agenda, deixando por vezes o baixo a cargo de Alexandre "Salsicha" Agra, membro original.

A banda intercala momentos de intensa atuação na noite da cidade com momentos de férias, em que descansa alguns meses. Possui vasto material gravado ao vivo e publicado pelo Soundcloud (dá um Google). Quando está atuante, toca em bares de todas as regiões da cidade, festivais de Blues, e foca bastante em festas fechadas e empresariais.

No dia 14 de Outubro a Motorciclano apresenta um Tributo a Fleetwood Mac e Peter Green no Burburinho Bar, 22hs. Confirme presença e saiba mais pelo evento no Facebook.




5. ALEXANDRE SANTIAGO & BANDA


Um dos velhões, veteranos do Blues em Recife, Santiago e sua antiga banda Morango Jungle chegaram a ser destaque na revista Guitar Player com sua primeira demo, no começo dos anos 2000.

Alexandre tem em seu currículo passagens pelos bares de jam sessions de Blues em Nova York, e foi um dos primeiros integrantes do projeto Recife Blues Sessions.

Os shows de Alexandre acontecem tanto em clima de restaurante (passou um bom tempo como músico no Tapa de Cuadril, em Boa Viagem), quanto em clima de super produção, como quando atuou nos grandes festivais produzidos por Giovanni Papaleo.

A pegada do veio é de Blues-Rock dos bons, e inclui em seu repertório coisas de Eric Clapton, Johnny Winter, e outros deste naipe.

6. RECIFE BLUES BAND




Não é propriamente uma banda. Toda Segunda-Feira, os músicos Rico Bluestamontes, Rodrigo Morcego, Márcio Menezes e outros que se intercalam de tempos em tempos, se juntam para improvisar Blues e tocar canções conhecidas, sem o comprometimento com arranjos e letras originais.

Nesta jam session, que já acontece sem intervalos desde 2010, com períodos de grande frequência de público, qualquer músico que estiver na plateia pode participar, incluindo seu nome na lista que fica em um quadro negro ao lado da banda.

O projeto, apesar de não ser propriamente uma banda, possui seguidores fieis e vez ou outra toca também em outros dias da semana, inclusive promovendo festas especiais, tais como a Jingle Blues no natal e o Tributo a Howlin Wolf.

A formação original contava com Alexandre Santiago na guitarra, e durante muito tempo o tecladista Gustavo Albuquerque (atualmente no Chile) fez parte do projeto.

As Recife Blues Sessions são organizadas pela produtora Recife Blues (Rico Bluestamontes). Atualmente, o projeto se intercala, toda Segunda, entre os bares Burburinho e Casa da Moeda, sempre 22hs, e é ponto certo dos fãs de Blues da cidade no começo da semana.

7. NEIL ARNOLD & BAND




O britânico Neil Arnold era integrante da banda Grand Theft na Inglaterra, e foi contratado da mesma produtora que gerenciava o Deep Purple e White Snake. Chegou a excursionar abrindo para a banda Bread.

Atualmente, mora em Recife, onde ministra aulas de inglês, e vem gravando álbum após álbum, com sua slide-guitar matadora, em parceria com músicos de Recife.

Já montou um projeto ao lado de Rico Bluestamontes e do gaitista Guto Santana, que chegou a fazer uma boa sequência de shows na cidade, mas atualmente se apresenta em poucas oportunidades, como convidado especial dos projetos da Recife Blues e de Giovanni Papaleo, entre outros.

Portanto, vale muito a pena prestar atenção em Neil, que estará na programação do Roteiro Blues, na SEGUNDA, dia 3 de Outubro, no Bar Casa da Moeda, como convidado da Recife Blues Sessions.




8. RENATO DEÁK & MAURÍCIO WINCKLER



Mais dois guitarristas de Blues estranhos no ninho da cena recifense, Renato é paulista e Maurício é mineiro. Sempre que se apresentam pelos bares em Recife, se destacam pela sua extrema musicalidade.

Renato (ao alto) e Maurício (à direita) se juntam com constância, ao lado de Flávio Pontes (baixo) e bateristas que se revezam, para shows bem concorridos em bares como Downtown Pier, Burburinho, Casa da Moeda.

São certamente dois dos melhores guitarristas que vemos em nossa cena, e durante o Roteiro Blues 2016, eles farão o Tributo a Eric Clapton no Burburinho. Imperdível.

Como curiosidade, Maurício atuou por um longo período em New Orleans, tocando com blueseiros locais, e antes disso fez temporada em São Paulo, acompanhando a moçada da cena blueseira paulista.

Confirme presença neste evento e saiba mais, no evento do Facebook.

9. BANDA DELTAS


O Deltas é projeto do guitarrista Dirceu Melo (da Jorge Cabeleira), que pegou todos de surpresa com um trabalho bem montado, no qual mistura o Blues a elementos da música regional nordestina, zabumba, baixo acústico.

O trabalho é instrumental, e já começou carreira numa bem sucedida turnê pelos Estados Unidos, dentro dos circuitos de centros culturais.

O Deltas é um trabalho único, e certamente ainda vai nos mostrar muitas facetas.

Apesar de sua característica diferenciada, tem tocado pelos bares de Recife com certa constância. Manda aquela Googlada.

A banda se apresenta no ROTEIRO BLUES no dia 28 de Outubro, no Bar Burburinho.

Confirme sua presença no evento do Facebook.



Para saber mais do Roteiro Blues acesse http://goo.gl/2dCbon
Para saber da agenda completa, acesse http://goo.gl/lEPsEN
Conheça mais sobre os bares participantes em http://goo.gl/Y2pVOl
Adquira seu ingresso Passaporte em http://even.tc/rb

Nenhum comentário:

Postar um comentário