quinta-feira, 25 de julho de 2019

O Blues Retorna Com Força à Noite de Recife

Festival Encruzilhadas no The Queen Pub com Rodrigo Morcego, Rico Blues Trio e convidados.

Em um dos Sábados de Julho deste ano, a boate The Queen em Boa Viagem foi invadida por uma pequena multidão que se apertava para assistir apresentações de duas bandas e um grupo de convidados, enquanto uma longa fila na porta do estabelecimento ia se dissipando com o aviso de "casa lotada".

Acompanhe o Evento Recife Blues Summit no Facebook
Adquira seu ingresso para o Recife Blues Summit
Leia mais sobre o Recife Blues Summit

Fotos por Carlos Guido
Não se tratava de uma atração internacional, nem de algum MC, ou uma dupla sertaneja, muito menos uma banda de meninos alinhados tocando clássicos do Rock de FM. Na verdade, se tratavam de Rico Bluestamontes Trio (também o produtor do evento) e Rodrigo Morcego Trio, recebendo amigos guitarristas da cidade, para tocar apenas Blues.

Aquele não era um evento gratuito, tampouco havia na plateia um grande número de convidados da casa. Na verdade, o ingresso na portaria tinha um valor acima da média para o próprio estabelecimento, e a maior parte do público já havia comprado seus bilhetes antecipadamente.

O Blues, apesar de rejeitado por muitos bares sob a alegação de falta de interesse do público, e de fato gerar certa confusão de interpretação quando divulgado de forma inadequada para plateias de fora deste circuito - muitos ainda pensam se tratar de Jazz - tem mostrado sua força improvável sempre que existe uma boa comunicação com estes seguidores.

Chama atenção de quem frequenta esta cena a fidelidade de seus seguidores e a grande mistura de gerações na plateia e no palco.

Muitos interessados não conseguiram entrar.
Durante o show de Rico Blues Trio, por exemplo, em poucos minutos, se revezaram como convidados o músico Alexandre Santiago, já um senhor, da primeira geração do Blues pernambucano, e novato Arthur Brandão, que para conquistar a todos com suas linhas de guitarra instigadas, precisou da presença dos pais para estar presente naquele estabelecimento.

De fato, quem esteve presente nesta terceira edição do Festival Encruzilhadas (no the Queen Pub) percebeu que a cena de Blues de Recife e Pernambuco tem força suficiente e público de sobra para sobreviver acima de modismos, atraindo um público que sabe festejar a noite como poucos. Muita sorte terão as casas que souberem se aproveitar adequadamente desta plateia. Sim, a noite foi longe, as conversas foram longas, os encontros, a diversão, a música instigada e universal.

Como encontrar?

Siga a agenda do @recifebluesblog no Instagram


Sábado 17 de Agosto, o próximo encontro desta comunidade blueseira será o RECIFE BLUES SUMMIT na Praça do Arsenal da Marinha, no espaço Sinspire Hub. Seguem links para compra de ingressos e mais informações:

Ingressos e Informações (link) pelo SYMPLA.

...Ainda...

Todas as Segundas, há 10 anos, a Recife Blues Sessions reúne interessados no estilo para jam sessions e encontros de amigos. Algumas destas edições são bastante lotadas. O encontro se intercala entre o Café Liberal na Marquês de Olinda e o Babylon Station no Paço Alfândega, ambos no Recife Antigo. (acompanhe pelo Instagram @recifebluesblog




Nenhum comentário:

Postar um comentário